A indústria de ar condicionado, no mundo inteiro, está cada vez mais sendo dominado por fabricantes chineses, embora a Carrier americana ainda seja a líder do setor, com vendas de US$ 11,4 bilhões em 2010 e presença em cerca de 170 países.
Uma prova dessa dominação foi a recente aquisição que a Midea fez, por US$ 223 milhões, de 51% de participação nas operações da Carrier na América Latina. Entre as empresas que a Midea agora passa a deter 51% estão a Climazon Industrial no Brasil, e as argentinas Aro SA, Carrier SA e Carrier Fueguina, assim como a subsidiária chilena da Carrier.
Em números, as operações da Carrier na América Latina geraram uma receita de US$ 621 milhões em 2010, com um lucro líquido de US$ 34,8 milhões.
Midea agora com 51% da Carrier – repercussões para quem vai comprar um ar condicionado

Um dos grandes pontos fracos dos fabricantes chineses de ar condicionado é a falta de fábricas no Brasil – com exceção de alguns fabricantes como a Gree, por exemplo. Em geral há falta de peças de reposição e é bastante comum que quem tem problemas com seu aparelho, dentro ou fora da garantia, ficar muitos meses com eles parados na assistência aguardando peças. Algumas vezes a própria empresa propõe a troca do aparelho ou nos piores casos o consumidor tem de procurar o PROCON e/ou Juizado de Pequenas Causas.
Quem já passou pela experiência de falta de peças para o ar condicionado, mesmo que tenha ganho uma valor alto relativo a danos morais, sabe que ela é bem desagradável ainda mais se o ar condicionado der problemas em pleno verão.
Por outro lado, um dos grande pontos fortes da Carrier (Springer Carrier) são suas fábricas no Brasil e uma bem montada logística de peças de reposição mesmo que eventualmente ocorram problemas. Veja nossa análise Ar condicionado – melhores fabricantes.
A Midea “encurtou” seu caminho para oferecer melhores ar condicionados e uma melhor assistência aos consumidores com a aquisição de 51% da Carrier na América Latina. Ele vai utilizar muito da estrutura da Carrier no Brasil e com isso atenderá melhor aos seus consumidores.
A Midea já há algum tempo vem mostrando que veio para ficar e não encara o Brasil apenas como uma “aventura comercial”. (Veja Midea: já dá para comprar ar condicionado sem medo)
Para quem não sabe, a Midea, além de trabalhar com a própria marca, produz os aparelhos da Comfee, uma marca exclusiva cedida ao grupo B2W (Submarino, Americas e Shoptime).
A grande dúvida que resta agora é como será a política de preços agora da Midea e Carrier para os ar condicionados e splits…
Nenhum comentário:
Write comentários